
Se o elevador descer em velocidade excessiva, o freio de descida será acionado para auxiliar o mecanismo de segurança geral de descida, ativando-o e parando a cabine, atuando como proteção contra excesso de velocidade na descida.
Se o elevador subir com velocidade excessiva, o interruptor de sobrevelocidade pode ser desligado para cortar a energia e parar a cabine, funcionando como um dispositivo de proteção contra sobrevelocidade na subida.
